Em qual ambiente você deseja que seu filho se desenvolva?

     (   ) Em um ambiente tecnológico e dinâmico, onde vai aprender a ler com 5 anos para poder competir no moderno e concorrido mercado de trabalho, onde possam decorar regras gramaticais e fórmulas matemáticas para estimular ao máximo sua capacidade intelectual e se tornarem futuros líderes.

 

     (   ) Em um ambiente tranquilo e em contato com a natureza, longe das pressões modernas, onde poderá desenvolver seus valores e suas capacidades, estimulando sua criatividade, imaginação e auto-estima em harmonia com o desenvolvimento intelectual para se tornarem mais humanos.

 

     Se prefere a segunda opção, seja bem-vindo ao mundo da Pedagogia Waldorf .

“A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.”
                                                                                           Rudolf Steiner

A Pedagogia Waldorf

 

         Criada por Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia (um caminho de conhecimento para guiar o espiritual do ser humano ao espiritual do universo), para mostrar como a educação pode abordar, de maneira equilibrada, os aspectos não só do pensamento, mas também do sentimento e da força de vontade que impulsiona a ação humana.

      A primeira escola waldorf surgiu em 1919 na Alemanha e propôs uma moderna metodologia de educação e ensino baseados numa imagem ampliada do ser humano, aprofundando dois aspectos: a constituição humana e seu desenvolvimento em ciclos de 7 anos. 

   Para Steiner, o ser humando é constituído de três veículos de expressão: o corpo, as emoções (alma) e a mente (espírito). A esses três veículos correspondem, respectivamente, três funções: o querer (a força de vontade), o sentir e o pensar. Todos estes aspectos precisam ser educados com a mesma atenção para a plena realização do potencial humano, este é o objetivo da Pedagogia Waldorf e por isso ela desenvolve atividades para cada um deles. 

     O corpo é educado por meio de atividades práticas como o brincar, a jardinagem, trabalhos manuais, marcenaria, construção, ginástica, entre outras, de tal forma que fortalece também o caráter da criança pelo desenvolvimento da sua força de vontade, criando nela qualidades como a disposição para enfrentar dificuldades e a perseverança. 

     As emoções são educadas por meio da arte: música, canto, desenho, pintura, literatura, teatro, escultura e cerâmica, assim como da sensibilidade, da harmonização de conflitos na área afetiva e interação social.

     A mente é educada por meio da transmissão do conhecimento já adquirido pelo homem de forma balanceada e adequada à idade do aluno. Busca-se cultivar o sentimento de admiração que as crianças têm em relação à natureza e ao mundo como forma de manter vivo o interesse de aprender.

     Com a educação integrada de todos os aspectos do seu ser, a criança aprende a não dissociar seus pensamentos, sentimentos e ações, o que a auxilia a tornar-se um adulto equilibrado e coerente.

     E é dentro destas concepções que nasce a necessidade de fornecer à criança brinquedos que lhe proporcionem liberdade de imaginar e criar, ao mesmo tempo que lhe traz a oportunidade de sentir e se integrar ao meio ambiente que a cerca. 

 

                                         Baseado em texto de Cassandra Bettega Felipe

A beleza também está nas pequenas coisas...
A beleza também está nas pequenas coisas...

Valorizações:

• Integração social e cooperação

• Integração de escola e família

• Infância saudável

• Alegria e responsabilidade nos processos de aprendizagem

• Excelência intelectual, imaginação, criatividade, cultivo da memória,

habilidades em resolução de problemas

• Arte e movimento como meios de exercitar capacidades e como

elementos que permeiam todo o processo de aprendizagem

• Currículo que propicia um desenvolvimento adequado a cada faixa

etária nos âmbitos físico, emocional e cognitivo.

• Professores em permanente processo de autoeducação: além da

formação acadêmica os professores passam por uma formação específica em Pedagogia Waldorf.

Especifidades da Pedagogia Waldorf

• Os conteúdos e atividades visam ir ao encontro das necessidades próprias de cada fase do desenvolvimento dos alunos

• Educação Infantil com espaço e tempo para o desenvolvimento de uma infância saudável, sem procedimentos voltados para a alfabetização precoce

• Os primeiros oito anos escolares do Ensino Fundamental têm, preferencialmente, acompanhamento feito pelo mesmo professor

• Aulas de Euritmia

• Ensino em módulos temáticos

• Aulas deTrabalhos Manuais,Música,Jardinagem,Artes ao longo de todo o currículo

• Ensino de línguas estrangeiras (Inglês e Alemão) desde o primeiro ano

• A avaliação é contínua e diversificada, e considera o aluno em seus diversos aspectos. Pretende ser tanto

um retrato da situação de aprendizagem quanto um ponto de partida para desenvolvimentos posteriores

• O elemento artístico, além de ser utilizado como uma faculdade em si, é um veículo didático

BLOG:

No blog temos um texto interessante sobre:

"Pedagogia Waldorf e a idade da escolarização"

 

link para o blog

Busca no site:

digite o que procura

Loading

Arte, mimos e encantos!!

"Não roube a infância de seu filho, deixe-o descobrir o mundo pelos seus olhos curiosos. Tudo tem seu tempo e o maior tesouro que temos é o aprendizado que fazemos nestas próprias descobertas." RC 

 

Notícias:

Agora temos loja física!!

Dá uma olhadinha na página "Como adquirir os produtos Amarilis" e descubra tudo o que há por lá.

Vale a pena conferir!

LOJA FÍSICA

Tabela de preços:

Tabela de Preços
Tabela de preços_fev2018.pdf
Adobe Acrobat Document 547.1 KB