Afinal, qual o problema de criança ver TV?

          Responda rápido: como é a Branca de Neve? Quando ouvimos essa pergunta do pediatra, eu e meu marido, à época, respondemos de pronto: oras, uma mocinha de cabelo preto pelo ombros, franjinha e laço vermelho na cabeça, vestido azul e amarelo. Enfim, mas que pergunta, hein? É a Branca de Neve clássica, aquela dos desenhos, quem não sabe?! 

          Ele, então, insistiu. “Não, não, essa é a Branca de Neve do Walt Disney, mas a história existia muito antes disso. Como é a princesa da imaginação de vocês?”. Silêncio. 

           Pensei, pensei e não consegui imaginar nada diferente daquela que vi minha infância inteira e ainda hoje vejo por aí na forma de fantasias usadas pelas garotinhas fofas.

          “Tá vendo?” ele nos explicou. “Esse é o poder que os desenhos têm sobre as crianças. E é por isso que eles não ajudam muito esse mundo de fantasia essencial ao desenvolvimento infantil”. É que as princesas imaginadas pelas meninas de hoje não são mais as princesas da cabeça de cada uma, com cabelos como quiserem, vestidos como sonharem e sapatos como criarem em sua fantasia. São as princesas da Disney ou de qualquer outro desenho, aquelas que são mostradas pela TV, nos livros, nas revistas, nos álbuns de figurinhas, livrinhos, gibizinhos, bonequinhas, desenhos etc etc etc. Os heróis imaginados pelos meninos também não são mais os príncipes valentes ou os piratas que só existiam na imaginação de cada um. A TV, o cinema e toda a enxurrada de imagens a que nossos filhos têm acesso, na verdade, acabam contribuindo para nivelar sua capacidade única de imaginação a uma reprodução do que foi visto na tela. Logo, não são inofensivos, não. Deixam pouco espaço para o sonho e a criatividade que alimentam a beleza da infância.

 

          Acho que este comentário, curto e simples, já nos dá uma excelente resposta para a pergunta, não acha???

 

comentário publicado por Fabi Corrêa

Write a comment

Comments: 0

Busca no site:

digite o que procura

Loading

Arte, mimos e encantos!!

"Não roube a infância de seu filho, deixe-o descobrir o mundo pelos seus olhos curiosos. Tudo tem seu tempo e o maior tesouro que temos é o aprendizado que fazemos nestas próprias descobertas." RC 

 

Notícias:

Agora temos loja física!!

Dá uma olhadinha na página "Como adquirir os produtos Amarilis" e descubra tudo o que há por lá.

Vale a pena conferir!

LOJA FÍSICA

Tabela de preços:

Tabela de Preços
Tabela de preços_jun2018.pdf
Adobe Acrobat Document 544.1 KB